quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO



DEFINIÇÃO


( ... ) O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.

Fonte: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm
José A. Valente
NIED-UNICAMP e CED-PUCSP


Segue abaixo a relação cíclica da Informática na Educação, assim como suas definições:





A INFORMÁTICA E A SUA EFICÁCIA NA EDUCAÇÃO


- O computador transmite informação para o aluno;

- O computador assume o papel de máquina de ensinar (abordagem pedagógica);

- Essa abordagem tem suas raízes nos métodos tradicionais de ensino, com o uso no computador;

- Os softwares que implementam essa abordagem são os tutoriais e os de exercício-e-prática;

- O aluno usa o computador para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, escrever, calcular;

- A construção do conhecimento advém do fato de o aluno ter de buscar novos conteúdos e estratégias;

- Incrementar o nível de conhecimento que já dispõe sobre o assunto que está sendo tratado via computador.


O uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresenta enormes desafios. Primeiro, implica entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.

Fonte: Coleção Informática para a mudança na Educação
O computador na sociedade do conhecimento
José A. Valente


A utilização da informática na educação vem crescendo mais a cada ano que passa, esta utilização tem permitido a criação de várias experiências de aprendizagem entre elas os jogos.

Os jogos fazem parte de nossa vida desde os tempos mais remotos, estando presentes não só na sua infância e, sim em todos os momentos. Os jogos podem ser grandes aliados na educação, pois divertem, motivam, facilitam a aprendizagem e aumentam a retenção do que foi ensinado exercitando as funções mentais e intelectuais do jogador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica_educativa

Veja abaixo a relação de alguns usos da informática para a educação:

 










Fonte: http://arrobainfoeduc.blogspot.com/
Jaqueline - Professora de Informática


Contudo, a informática na educação veio para complementar em questões de métodos a serem seguidos para atingir uma aprendizagem eficaz e prazerosa, e não para retirar os professores e os conteúdos disciplinares neste eixo educacional. E como tudo na vida tende a progredir, porque a educação ficaria de fora? Fecho a pesquisa com o seguinte trecho da Coleção Informática para a mudança na Educação, organizado por José A. Valente:

"Mudança é a palavra de ordem na sociedade atual. A educação não pode ficar alheia. A inclusão da Informática na Educação deverá mudar a maneira como aprendemos e poderá ajudar a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para a sociedade do conhecimento. Nosso desejo é que a informática possa contribuir para a construção de um projeto de uma sociedade melhor para todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário